quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Doenças mais frequentes relacionadas ao uso de próteses totais


O uso de Pts (Próteses totais) pode acarretar em uma série de patologias levando a alterações nos tecidos de suporte e nos demais tecidos a sua volta.

Quais são as principais patologias?

Reabsorção do rebordo residual




Apos extrações dentárias, uma cascata de respostas inflamatórias é imediatamente ativada e os alvéolos são temporariamente preenchidos pelo coágulo sanguíneo. Os tecidos epiteliais iniciam sua proliferação e migração na primeira semana, restaurando rapidamente sua integridade. Evidências histológicas de formação ativa do osso podem ser encontradas na parte mais profunda do alvéolo, duas semanas após as extrações. O alvéolo vai ser então progressivamente preenchido por novo tecido ósseo por seis meses. Com esse padrão de deposição óssea o tamanho do rebordo residual é reduzido mais rapidamente nos seis meses, mas a remodelação óssea continua por toda a vida, o que pode resultar em grandes perdas de estrutura no rebordo remanescente. Adicionalmente quando o tecido ósseo para de receber estímulos mecânicos deixa de manter o equilíbrio entre osteoclastos e osteoblastos que pode resultar também em perda de massa óssea, chamada de atrofia por desuso, além também de pressões exageradas em áreas específicas podem acarretar também em reabsorção.

Hiperplasia fibrosa inflamatória ou Epúlide Fissurada





É comum surgirem úlceras traumáticas nos primeiros dias após a instalação de uma PT(Prótese total). Essas úlceras geralmente ocorrem por sobreextensões da base da prótese por pontos de pressão exagerada sobre a base da prótese ou por alguma interferência oclusal grosseira que faça a prótese se movimentar horizontalmente durante a mastigação ferindo a mucosa subjacente. Essa resposta da mucosa a permanente irritação crônica pode levar a hiperplasia fibrosa inflamatória ou epúlide fissurada.

Candidíase Eritematosa ou candidíase atrófica crônica



Muitos usuários de Pts(Próteses totais) desenvolvem uma resposta inflamatória na mucosa relativa a área de suporte das próteses especialmente no palato. As lesões podem ser localizadas ou difusas e apresentam-se com superfícies lisas e\ou papilomatosa. Uma das causas dessas lesões são a má higienização, que permite que se estabeleçam as condições para a proliferação de micro-organismos  principalmente Candida albicans.

Referência:

TELLES, Daniel. Prótese Total Convencional. São Paulo: Santos, 2011.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente